Sobre o Sintralamac

O Sindicato dos Trabalhadores, Lavadores, Guardadores, Manobristas, e Operadores de Automóveis Autônomos em Estacionamentos Particulares e Lavajatos do Estado de Minas Gerais (SINTRALAMAC) foi criado em 14 de janeiro de 1993.

A preocupação inicial era de defender a categoria de lavadores e guardadores autônomos de Belo Horizonte, que sofria constantes ameaças e perseguições da imprensa e da polícia, que queriam naquela época retirar das ruas de Belo Horizonte, a qualquer custo, estes trabalhadores que dali buscavam o sustento para si e suas famílias.

Após 17 anos de trabalho, o SINTRALAMAC vai muito além das suas pretensões iniciais. Com um trabalho sério e focado em trazer bons resultados e gerar melhorias para os lavadores, guardadores e manobristas de carro, o Sindicato passou a representar também os trabalhadores empregados em estacionamentos e lavajatos no Estado de Minas Gerais, oferecendo diversos serviços aos seus associados, como representação sindical, homologações de rescisão contratual, convênios, assessoria jurídica, atendimento médico-odontológico, cursos de informática, entre outros.

O SINTRALAMAC também defende algumas melhorias para a categoria, como a regularização do horário especial de 12×36 horas, para toda categoria e não somente para vigias. Essa mudança visa a qualidade de vida do profissional, que terá mais tempo para resolver questões pessoais, sem contar que com essa medida abrirá mais vagas de empregos em todo o Estado.
A equipe do SINTRALAMAC entende todas as necessidades dos trabalhadores, lavadores, guardadores e manobristas de carros. O fundador e presidente da entidade, Martim Santos, começou a vida como lavador de carros na Praça da Estação em BH/MG nos de 1970. Hoje, é formado em Direito e se sente capacitado para representar a categoria, falando com propriedade e liberdade sobre os direitos e deveres dos mesmos.

O registro sindical da entidade está publicado no Diário da União do dia 11 de maio de 2009, sob o processo do Ministério do Trabalho e Emprego de nº 46010.000922/2001-98 – código sindical nº 98042-0.